Atividade Materna

Atividades

Odontologia

Odontologia

ODONTOPEDIATRIA
Atendimento da gestante ao bebê, da criança ao adolescente.

ORTODONTIA/ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
Abrangendo desde a Ortopedia, Ortodontia Interceptora de primeira fase a Ortodontia Fixa.

 

ODONTOPEDIATRIA

 

A odontopediatra é uma especialidade dentro da Odontologia que oferece aos bebês, crianças e adolescentes, um tratamento adequado a cada faixa etária.

O odontopediatra é responsável por cuidar da saúde bucal das crianças. Não somente delas, mas das gestantes também, pois algumas infecções bucais presentes na mãe podem trazer complicações durante o parto e pós parto.

Além disso, os cuidados com a saúde bucal da criança devem começar logo no nascimento e não quando nascem os primeiros dentinhos. Por isso, as gestantes devem consultar o profissional de odontopediatra para receber orientações em relação aos cuidados que deve ter com a saúde bucal de seu pequeno desde o nascimento dele.

Procurar um profissional de odontopediatra é importante porque este observa todas as características da boca do recém-nascido, acompanha o nascimento dos primeiros dentes e já observa possíveis cáries, alterações  na formação do esmalte dos dentes, doenças infecciosas, hábitos dentre outros problemas.

 O odontopediatra também orienta as mães sobre amamentação, alimentação, dieta e mastigação da criança.

Quanto mais cedo começar a levar seu filho para fazer acompanhamento com o odontopediatra, menores serão as probabilidades de ele desenvolver alterações na cavidade oral. E caso sejam necessários tratamentos, estes serão mais tranquilos, pois serão diagnosticados precocemente.

Ainda podemos falar sobre o fator psicológico. Sabemos que muitas crianças têm medo de ir ao dentista, por causa de uma imagem ruim que elas têm do profissional, a qual muitas vezes é passada pelos próprios pais.

A criança toma consciência desde cedo sobre como uma boa higiene bucal garante dentes fortes e bonitos. Seu filho vai levar esses ensinamentos até a idade adulta e terá grandes possibilidades de ter todos os dentes naturais durante toda a vida.

 

ODONTOLOGIA PARA GESTANTE

 

Pré-natal odontológico é o momento que o odontopediatra observa o estado de saúde bucal da gestante para evitar o agravamento de problemas já instalados e para prevenção de outras doenças bucais, visando contribuir para a saúde da gestante e do seu bebê.

O período gestacional é oportuno para o comprometimento da mãe para com a sua saúde bucal. Durante a gravidez muitos sinais e sintomas aparecem como: a intensa salivação devido à hiperatividade das glândulas salivares, problemas gengivais como gengivite e doenças periodontais dentre outros problemas, por isso a prevenção é primordial.

 

ODONTOLOGIA PARA BEBÊ

 

O bebê deve ser levado ao odontopediatra desde o nascimento. A primeira consulta do bebê ao dentista serve então para os pais receberem orientações quanto à amamentação, à higienização da cavidade oral, época de irrupção dos dentes de “leite”, orientação da futura escovação destes, o tipo de escova de dente ideal e o creme dental indicado para cada fase.

Depois da primeira consulta, o bebê deve ir ao dentistaassim que nascer o os primeiros dentes de “leite,   para que possa ser acompanhado durante toda a fase de desenvolvimento das arcadas dentárias e prevenir cáries, doenças bucais e futuras má-oclusões que podem ocorrer.

 

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

 

ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade da Odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e problemas da articulação temporomandibular. O aparelho utilizado nesta técnica é geralmente removível e exerce uma força passiva e de pequena intensidade, que apenas estimula os nervos sensoriais da boca de modo que o próprio sistema responda com a remodelação das estruturas ósseas e musculares. De modo geral, aparelhos de ortopedia funcional são mais utilizados em crianças, aproveitando o potencial de crescimento ósseo.

 

ORTODONTIA

 

O tratamento ortodôntico visa a boa conformação das arcadas dentárias, melhora da respiração, da dicção, previne distúrbios na articulação têmporo- mandibular, proporciona uma estética agradável e ainda auxilia na prevenção das cáries, gengivite e doença periodontal, ajudando a manter a saúde bucal.

A ortodontia concentra-se na utilização de aparelhos fixos e ativos, que aplicam força externa para movimentar os dentes ou alterar a forma do maxilar e pode ser aplicada a todas as faixas etárias.

 

UNIDADE ODONTOLÓGICA - ATIVIDADE MATERNA

Rua Capitão Cassiano Ricardo de Toledo, 40  Chacara Urbana - Jundiaí SP

Chácara Urbana Espaço Clinica

odontologiadracleane@hotmail.com
cleane@atividadematerna.com.br

Fone: (11) 9 8960-7649 ou 4521-8925

Enfermagem

Enfermagem

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia e Obstetrícia

Odontologia

Odontologia

Fisioterapia

Fisioterapia