Atividade Materna

Atividades

Enfermagem

Enfermagem

CONSULTORIA PÓS PARTO EM AMAMENTAÇÃO
A consultoria em amamentação do Atividade Materna, é realizada pela nossa Enfermeira Obstetra, Consultora em Amamentação e Laserterapeuta Letícia Lopes Roveri. 

A consultoria consiste em atendimentos individuais no nosso espaço, ou atendimentos domiciliares para as mães que estão passando por dificuldades em amamentar o seu filho. A duração de cada atendimento dependerá de cada situação, mas em média ocorre em torno de 2 a 3 horas.

Neste tempo a consultora irá avaliar quais as dificuldades presentes, como pega inadequada do bebê na aréola, posicionamento incorreto do bebê em relação a mãe, disfunções orais do bebe, ingurgitamentos mamarios, fissuras, candidiase mamária, mastites, abcessos, ductos bloqueados entre outras situações.

Para cada situação é traçado um plano estratégico para a resolução dos problemas, incluindo resolução de dúvidas, correção de pega e posicionamento, compressas, ordenhas manuais ou elétricas, até laserterapia nas fissuras e candidíases mamárias se necessário.

"Estou tentando amamentar...  Não preciso de palpites vazios... Preciso de carinho, incentivo e orientações"
Não sofra, o Atividade Materna pode te ajudar!


LASERTERAPIA
A Laserterapia oferecida pelo Atividade Materna é realizado pela Enfermeira Obstetra Consultora  em Amamentação e Laserterapeuta Letícia Lopes Roveri.

Como a Laserterapia pode ajudar nossas clientes?

- Tratamento de fissuras mamárias e candidíase mamárias
- Dor e cicatrização do períneo pós laceração ou episiotomia
- Dor e cicatrização da ferida pós-operatória de cirurgia cesária 


LASERTERAPIA: FISSURAS  MAMÁRIAS
A amamentação é um momento mágico para a mãe e para o bebê, no entanto, pode ser um tanto conturbado e algumas mães podem apresentar desconforto, fissuras, dor e sangramento nos mamilos.  Esta condição não é normal e pode ser revertida principalmente através de orientações sobre a posição correta do bebê pegar o peito, higiene dos seios após as mamadas, tratamento de fungos e outras condutas que removem a causa das fissuras.

A maioria desses machucados podem ser tratados apenas com pomadas próprias, banho de sol, e deixar as mamas livres sem sutiã para não abafar e permitir que a cicatrização acontece de forma mais rápida. Porém, nos casos onde a cicatrização demora mais, ou as fissuras são muito grandes as mulheres podem recorrer ao tratamento com Laser de baixa intensidade, ou Laserterapia, que  tem sido muito utilizado com sucesso no tratamento de feridas.

A Laserterapia entra como coadjuvante no tratamento por promover a aceleração da cicatrização, analgesia e modular a inflamação. Poucas aplicações já permitem o restabelecimento da amamentação.  A aplicação do Laser é rápida, indolor e pode ser realizada diariamente até a remissão dos sintomas. Em média de 4 a 8 sessões são necessárias, e quanto antes iniciar o tratamento, melhor a resposta clínica. 
    

LASERTERAPIA: CANDIDÍASE MAMÁRIA
Diversas são as causas das candidíases mamarias como a utilização de utensílios higienizados de forma inadequadas e não esterilizados como bombas extratoras de leite, chupetas, mamadeiras, bicos de silicone entre outros, abafamento da região mamilo areolar pelo uso de conchas ou protetores absorventes por diversas horas, candidíase oral do bebe ("sapinho"), entre outras situações.

Os fungos causadores da candidíase se tornaram cada vez mais resistentes aos tratamentos medicamentosos e as medidas de prevenção e dessa forma o laser atua como um tratamento coadjuvante. O laser de baixa intensidade é utilizado nesta condição através da técnica do PDT, e em média é necessário de 2 a 3 sessões com intervalos de 48 horas, associado ao tratamento medicamentoso e medidas preventivas como uso de donuts mamários, troca frequente de protetores de seios, higienização e esterilização dos utensílios em contato com os seios e com a boca do bebe entre outras medidas para haver extinção total do fungo.

LASERTERAPIA: ANALGESIA E CICATRIZAÇÃO DO PERÍNEO
O parto normal segundo a OMS é a forma mais indicada para o nascimento.  Entre suas inúmeras vantagens está a mais rápida recuperação da mulher após o parto. No entanto, o desconforto na região do períneo pós parto vaginal pode ser significativo, e ainda maior em situações onde a episiotomia for realizada.

Exercícios localizados, boa higiene, compressas frias entre outras recomendações ajudam a aliviar a dor e acelerar a cicatrização da região do períneo. Mas, é a Laserterapia que tem se mostrado uma ferramenta clinicamente eficaz para acelerar a cicatrização e principalmente reduzir a dor e desconforto na região do períneo. A irradiação é indolor, não encosta nos tecidos lesionados e deve ser feita de preferência diariamente até a remissão da dor. O alívio do incômodo pode ser imediato com o Laser.


LASERTERAPIA: PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIAS E CESÁREAS

A Laserterapia vem contribuir para a regeneração tecidual, uma vez que fornece uma energia externa e extra ao tecido lesionado favorecendo sua regeneração. 

Com a energia extra, o processo inflamatório é controlado, as células tem energia para regenerarem da melhor forma possível e, dependendo da lesão, a cicatriz pode até desaparecer. A qualidade dos tecidos envolvidos na regeneração com Laser é superior a regeneração sem o Laser.
 
LASER: A SOLUÇÃO QUE VOCÊ PRECISAVA!
Agende uma consulta!


PERFURAÇÃO ORELHA DO BEBÊ - PRIMEIRO BRINCO
O Atividade Materna oferece o serviço de perfuração de orelha para colocação do primeiro brinco no bebê realizado pela Enfermeira Obstetra e Acupunturista Auricular Letícia Lopes Roveri.


O procedimento de perfuração da orelinha do bebê atualmente não é mais realizado dentro das maternidades, por isso, disponibilizamos este procedimento em nosso consultório.

O Atividade Materna utiliza a linha Baby System75 by Studex recomendado pela ANVISA que consta de um sistema fechado onde se acopla o brinco esterilizado individualmente em cápsulas descartáveis no aparelho de aplicação. Os brincos são em aço inox, antialérgicos e o sistema é rápido e silencioso.

O passo a passo do procedimento baseia-se na higiene da região com álcool 70%, uso de pomada anestésica local, marcação do ponto e perfuração.


SHANTALA
O Atividade Materna oferece o curso de Shantala ministrado pela Enfermeira Obstetra e Instrutora em Shantala Letícia Lopes Roveri.

A Shantala pode ser aprendida desde a fase gestacional, assim a mãe pode optar em realizar o curso ainda na gestação e realizar os movimentos em um boneco, para posteriormente realizar em seu bebê, já dispondo de muito prática e conhecimento. Ou se preferir, a mãe pode optar também por realizar o curso após o nascimento do seu filho com o seu próprio bebê.

A Shantala é uma massagem indiana para bebês sendo indicada para todos a partir do 1 mês de vida. Em especial para bebês prematuros, nascidos por cesárea, bebês que necessitaram de internação pós nascimento e bebês que antes dos dois anos necessitam realizar algum tipo de intervenção cirúrgica.

Não há uma idade limite, mas é primordial ser realizada até pelo menos quando o bebe começar a andar.

A finalidade desta massagem é desenvolver a interação mãe(pai)-filho, proporcionando o fortalecimento do vinculo afetivo e promovendo através do toque rompimento de cadeias de tensões, bloqueios, nódulos, prevenindo assim neuroses e problemas futuros.

A Massagem Shantala é um sistema cuja seqüência estimula automaticamente pontos de vários meridianos (canais da energia vital), de tal forma que se consegue influenciar beneficamente todos os órgãos do corpo de uma criança, harmonizando ou ativando, se estiverem desvitalizados.

Falando em sistemas do organismo humano a Shantala atua:

Sistema Imunológico: aumenta o número de plaquetas, hemoglobinas e células brancas e vermelhas, pois os impulsos energéticos da sensação de prazer aumentam a pulsação em todos os sistemas e órgãos do corpo, deixando o corpo mais resistente a doenças.

Sistema Nervoso (sono): As tensões se dissolvem e se esvaem, deixando o bebê relaxado e o sono fica mais profundo.

Sistema Circulatório e Linfático: ativa a circulação sangüínea local dilatando os vasos periféricos, promovendo um melhor aporte sangüíneo e retorno do sangue das veias para o coração (retorno venoso).

Sistema Respiratório: aumenta a capacidade respiratória através da expansão da caixa torácica, facilitando a liberação de expectorantes.

Sistema Digestório: alivia cólicas e prisão de ventre acelerando o metabolismo da criança por auxiliar no funcionamento do intestino e do estomago.

Sistema Ósseo/Articular/Muscular: trabalha toda a coluna vertebral, liberando qualquer tensão, provocando a abertura e relaxamento das articulações da bacia, particularmente da articulação do sacro com a base da coluna vertebral. A criança ganha mais noção de espaço e dos limites do seu corpo, se movimenta melhor. À medida que ela vai crescendo, não cai com facilidade e não esbarra tanto nas coisas enquanto anda de um lado para o outro.

A técnica da Shantala não é difícil de aprender, mas a arte em aplicá-la deve ser respeitada. Há uma sequência a ser seguida e isso deve ser priorizado. Os bebês agradecem! Você também só tem a receber: uma nova forma de sentar, relaxar, postura, etc.

"É preciso conversar com a pele do bebê, que tem sede e fome como sua barriga". – Leboyer.

“O início da vida é o fundamento da vida inteira. Aqueles que recebem cedo toque suficiente, como mudas bem regadas e cuidadas, maior possibilidade de vicejar e se tornar plantas saudáveis”. Eva Reich

Venha conhecer o nosso trabalho de massagem em bebês.


OFURÔ
Depois de fazer Shantala no seu bebê, o próximo passo é coloca-lo na água, não para tirar o óleo, mas para tirar as últimas tensões.

O Ofurô é ainda mais indicado do que o banho na banheira, já que no baldinho ele ficará quietinho com água quente e em posicão fetal, só relaxando e relembrando dos tempos do útero.

Eles adoram, relaxam tanto que chegam até a dormir. Os bebês crescem rápido e em breve não caberão mais no balde, por isso, aproveitem enquanto é tempo. Ainda mais nos dias quentes e secos!
#shantalaneles com direito a Ofurô e tudo!

Incluso:


- Manual passo a passo dos movimentos com dicas de aromaterapia
- Óleo 20ml 100% vegetal para cólicas, problemas respiratórios ou relaxante.


ACUPUNTURA AURICULAR
Nos dias de hoje, o ser humano muitas vezes nao se adapta ao meio ambiente em que vive e por diversas influencias externas acaba adoecendo! A Acupuntura cria condições para seu organismo se adaptar novamente a este meio, reestruturando sua energia. A técnica da Acupuntura proporciona: 

- Rápido equilíbrio enernético
- Normalidade do Sistema Nervoso Autonomo
- Transito adequado de informações (hormonios)
- Funcionamento adequado da nutrição (nutrientes)
- Adequado sistema de defesa (sistema imunitário) 

A Acupuntura  Auricular, estimula pontos de todo o corpo somente na região da orelha. Pontos como:

- Coluna (vertebras cervicais, lombares, etc)
- Órgãos internos (bexiga, rim, utero, estomago, etc)
- Tensão, relaxamento muscular, etc)
- Regulador de sono, fome, ansiedade, etc

Você pode optar pelo material que deseja utilizar

- Agulhas
- Sementes
- Esferas de cristal
- Laserpuntura. Isso mesmo! Agora você pode optar por utilizar o laser para estimular os pontos. Além de ser indolor, você não precisa passar a semana com micropore instalado na orelha.


No que a acupuntura pode te ajudar?

Pré Gestacional: 

- Regulador de ansiedade
- Auxilio na fertilidade

Gestação:
- Auxilio em dores lombares
- Auxilio na diminuição dos sintomas de náuseas, azia, ansiedade, sono, etc

Maternidade: 

- Estimulo em glândulas mamarias (auxiliando na amamentação) 
- Reconstrução orgânica
- Regula níveis de estresse e tensão

Bebês/Crianças: 

- Regulador do sono
- Local exato para colocação do primeiro brinquinho
- Estimulo ao sistema de defesa: imunidade

Estes são apenas alguns exemplos dos beneficios da acupuntura tanto para a mulher quanto para o bebe! Venha conhecer mais sobre esta técnica!

Invista na sua saúde! 

Enfermagem

Enfermagem

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia e Obstetrícia

Odontologia

Odontologia

Fisioterapia

Fisioterapia